21 dicas para você ter uma renda extra

Renda extra

Um renda extra sempre vem a calhar, não é mesmo! Um renda para complementar o ordenado permitiria que seus objetivos fossem alcançados mais rápido, seja para quitar aquela dívida, para aquela viagem, reformar a casa… São tantos objetivos possíveis que fica difícil enumerá-los.

Uma coisa é certa: ninguém fica rico do dia para a noite, mas com paciência e esforço este rendimento extra pode fazer toda diferença no futuro.

As oportunidades para uma renda extra são inúmeras: desde um hobby, artesanato, reparos e reformas de móveis ou roupas e até mesmo pela internet.

Acompanhe comigo ao longo deste artigo uma série de dicas e ideias para você ganhar uma renda extra.

Customização de roupas

Muitas pessoas gostam de customizar suas roupas para deixá-las o mais próximas do seu gosto pessoal.
Por isso, se você gosta de costurar e modificar coisas, pode ajudar seus clientes a darem uma repaginada em seu guarda-roupa gastando o mínimo possível.

Utilize pérolas, pedrarias, apliques, cortes simples ou mais elaborados. Não limite sua criatividade nem a do seu cliente neste momento.

Venda camisetas personalizadas

Não gostou da ideia mais elaborada de customizar roupas? Outra opção que temos nesse ramo é a venda de camisetas personalizadas.

Bastante procuradas por empresas que gostam de oferecer esse produto com sua marca para seus colaboradores, há também demanda de pessoas que querem blusas com estampas diferentes, com animais, flores, e até mesmo rostos.

As camisetas personalizadas são muito procuradas em datas especiais, com frases e nomes, etc.
São comuns também em aniversários, sem contar com o uso no dia a dia de milhares de pessoas.
Portanto, esteja aberto a esta oportunidade de ganhar uma grana extra que com certeza fará diferença em seu orçamento no final do mês.

Faça bom uso dos seus hobbies

Já parou para pensar que seus hobbies podem te trazer um bom retorno financeiro?

Você pode não gostar de cozinhar, nem escrever, nem costurar, ou outra ideia que eu te dei acima, mas pode saber tocar algum instrumento musical e gostar de dar aulas, por exemplo.

Lembre-se que sempre é possível ensinar algo a alguém.

Por isso, é tão importante conhecer a si mesmo e conhecer o mercado.

Talvez você esteja deixando uma grande oportunidade de lado ao não saber monetizar os seus hobbies.

Pense bem no que pode aproveitar.

Revenda produtos de beleza

Diversas empresas na área de beleza trabalham com revendedores. No início, você pode vender os produtos por encomenda. E, quando já tiver uma carteira de clientes bem definida, pode criar estoques dos itens mais vendidos ou mesmo um ponto de venda à pronta-entrega.

A Natura , Eudora e o Boticário são algumas lojas que exploram esse modelo de vendas diretas. Outra opção bem interessante é Avon. Além de oferecer comissões que podem chegar a até 35% do valor do produto, a marca também é bem aceita pelo público e conta com uma política fácil de compreender e começar.

Outra opção bem interessante é Avon. Além de oferecer comissões que podem chegar a até 35% do valor do produto, a marca também é bem aceita pelo público e conta com uma política fácil de compreender e começar.

Veja estes links abaixo:

Cuide de idosos

Um bom cuidador de idosos é empático e paciente. Tem consciência de que é natural que o ser humano possa sofrer modificações intensas com o passar dos anos. Isso envolve mudanças físicas, emocionais e cognitivas.

Sendo tarefa do cuidador, além de cuidar de sua alimentação, higiene, segurança, conforto e bem-estar, fornecer ao idoso as medicações corretas, nas doses e nos horários adequados.

Aceitando e se responsabilizando por cumprir essas e muitas outras tarefas, veja o trabalho de cuidador de idosos como uma boa ideia a se dedicar.

A Cruz Vermelha possui um excelente curso de formação e capacitação para esta modalidade profissional.

Saiba mais sobre os cursos da Cruz Vermelha Brasileira em https://cruzvermelha.org.br

Trabalhe com delivery

De acordo com o site Statista (https://www.statista.com/outlook/dmo/eservices/online-food-delivery/brazil), o segmento de delivery deve crescer em torno de 15% até 2025.

Essa é uma excelente oportunidade para ganhar uma renda extra ou mesmo começar seu próprio negócio em um setor que só prospera.

Uma alternativa mais imediata é aderir a aplicativos de entregas, como o Uber Eats. Basta se cadastrar online, passar por um rápido processo de triagem e você já estará pronto para atender aos pedidos dos clientes.

Ou, se preferir, pode dar início a um empreendimento independente, arcando com todos os custos de divulgação e marketing.

A vantagem, por outro lado, será poder ficar com 100% dos lucros, lembrando que é prudente manter uma boa reserva para sua subsistência sem depender dos lucros no início.

Trabalhe com reparo de móveis

O trabalho com reparo de móveis apresenta boa lucratividade considerando a grande procura por este serviço que envolve, na maioria dos casos, desmontagem e montagem de móveis, e trocas de peças com defeito ou quebradas.

Você pode trabalhar por conta própria ou se filiar a alguma empresa com esse mesmo propósito.
Ainda pode buscar especialização em segmentos específicos.

Algumas ideias são a especialização no segmento residencial, comercial ou industrial, dependendo da sua disponibilidade e interesse de investimento do seu tempo e dinheiro.

Serviços de manutenção

A alta demanda por pequenos reparos e reformas faz deste serviço bastante lucrativo.

Basta que você escolha o segmento de mercado em que deseja atuar, como o residencial ou industrial, para fazer desta mais uma das ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento.

Como todo bom começo de um negócio de sucesso, peça ajuda de pessoas próximas para estarem divulgando os seus serviços.

Venda objetos que não utiliza

Aqui o que vale é desapegar daquilo que não utiliza e usar isso a seu favor ganhando um dinheirinho com a venda de roupas, objetos, móveis, eletrodomésticos, e etc.

Todo mundo tem algo que já não usa há um bom tempo e nem pretende usar.

Veja se o mesmo possui um bom estado de conservação e oferte-o em sites de venda por um valor que você considera justo.

Revenda produtos importados

Gostou de vender objetos que não utilizar? Quer ir mais além? A revenda de produtos importados é uma das práticas mais antigas da internet.

Funciona de forma bem simples: a pessoa compra uma quantidade razoável de itens em lojas internacionais por um preço muito mais acessível.

Depois revende por meio dos mais diversos métodos digitais, geralmente lojas virtuais.
Um dos segredos para se obter sucesso com essa atividade é focar em nichos.

Criar lojas específicas para públicos segmentados é uma ótima ideia para atrair os consumidores e fidelizá-los.

Trabalhe como afiliado

O marketing de afiliados é tido como um oásis para ganhar renda extra. Isso porque é possível gerar lucros até mesmo enquanto você está dormindo.

Em suma, essa prática consiste em vender produtos por canais digitais e ganhar comissões em cima das vendas realizadas.

Os métodos para divulgação ficam a critério do afiliado. Os links são rastreáveis e, portanto, definem o número de cliques e conversões.

É uma atividade segura, mas que exige a criação de métodos para aplicabilidade. O principal deles é, provavelmente, a criação de conteúdo.

Plataformas como Lomadee (https://www.lomadee.com/) e Hotmart (https://www.hotmart.com/pt/) são duas das mais conhecidas nessa área.

Elas são responsáveis por fazer a intermediação entre o afiliado (você) e a empresa que vende o produto ou serviço.

Imagine que você tenha um blog e escreva sobre determinado hotel que recomenda.

Ao falar do estabelecimento, você dá o seu link de afiliado.

Assim, quando alguém fizer uma reserva no hotel por meio do seu link, você ganha uma comissão.

Trabalhe como programador

Talvez esta seja a opção de renda extra que exigirá um pouco mais de tempo para aperfeiçoar conhecimento, mas a programação e o desenvolvimento de softwares, aplicativos e soluções tecnológicas são áreas em grande expansão.

Para quem busca uma renda extra, essa ideia é interessante não apenas pela demanda crescente, mas também por envolver um tipo de trabalho que pode ser feito de maneira remota, como freelancer. Além disso, não é necessário contar com uma formação específica, e sim um treinamento (que pode ser virtual) nas linguagens de programação desejadas.

É um caminho que vai exigir bastante esforço e estudo, mas oferece perspectiva real de rendimento.

Conforme estudo de 2018 da Revelo, os desenvolvedores são os profissionais mais bem remunerados do setor de tecnologia, com salários médios de R$ 6.400,00 mensais.

Para dar os primeiros passos, é importante escolher uma linguagem de programação.
Java, por exemplo, é uma das mais buscadas no mercado, afinal serve para desenvolver aplicativos para Android, o sistema operacional mais usado no Brasil e no mundo.

Python, outro nome bastante popular no momento, é uma linguagem que vale a pena para quem quer se aventurar em machine learning e ciência de dados, campos que também têm alta demanda no momento. Um curso de Python é recomendado para quem busca se qualificar nesta área.

Se ainda não tem certeza da melhor opção, vale a pena fazer sua pesquisa no YouTube para compreender as características de cada linguagem.

Depois, as plataformas de ensino online Udemy, Coursera e Alura oferecem cursos para todos os níveis à custos interessantes.

Crie sites ou blogs

A criação de sites é outro tipo de serviço muito requisitado na web.

Se você quer oferecer esse serviço para ganhar uma renda extra, vale a pena estudar as melhores práticas de criação de sites no WordPress.

Como se trata de um sistema aberto, você pode adaptá-lo de graça ou se basear em templates prontos, de baixo valor, para criar um site ou blog poderoso, bonito e único.

Crie um aplicativo

A criação de aplicativos é uma ótima forma de ganhar renda extra, já que pode ser feita em qualquer horário e local.

Com um aplicativo, você pode ganhar dinheiro com a monetização por anúncios ou com a venda de recursos exclusivos do app.

O problema é que você precisa dominar Java ou Kotlin, duas das linguagens mais utilizadas para Android, o sistema mais utilizado atualmente.

A notícia boa é que, se de fato você aprender linguagens como essas, terá trabalho de sobra, seja como renda extra ou fixa.

Monte uma loja virtual

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo.

Se antes a criação de lojas virtuais exigiam uma série de processos, hoje existem ferramentas que tornam possível sua implementação em poucos cliques.

Além da facilidade de concepção e administração, o e-commerce ainda fornece muitas possibilidades para trabalhar com produtos de nicho. Action figures, aeromodelismo, literatura nacional… Para cada segmento, há uma oportunidade.

Outra vantagem é a estocagem, que pode ser realizada em casa.

Se o seu objetivo é conseguir renda extra, a loja virtual se apresenta como uma excelente alternativa.

Trabalhe como redator

O marketing de conteúdo é uma das mais bem-sucedidas estratégias do mundo digital.

Graças a isso, existe uma grande demanda por pessoas que atuam no ramo da redação.

A maior parte das empresas buscam profissionais para composição de artigos para ranqueamento no Google e outros mecanismos de buscas.

No entanto, existem outras formas de redação, como a escrita de ebooks, infográficos, fluxos de nutrição de e-mail marketing, anúncios e social posts.

Você pode optar por ser um redator generalista, que cobre diversas áreas de conhecimento, ou se especializar em setores mais específicos.

Ah, um redator também pode ganhar dinheiro com um blog próprio. Nesse caso, as principais fontes de renda são anúncios e links afiliados.

Dê aulas particulares

A profissão de professor é outra que se adaptou muito bem à internet.

Hoje são muitas as pessoas que oferecem serviços de aulas por meio de softwares de comunicação, como o Skype e o Google Hangouts.

O mais legal é que não existe uma limitação para esse tipo de atividade, já que você pode ensinar qualquer tema.

E, com base em ferramentas de palavras-chave, como o Ubersuggest, você pode descobrir quais são os tipos de aulas que as pessoas mais estão buscando no Google.

Trabalho com telemarketing

Você também pode ganhar dinheiro online trabalhando com telemarketing. Para isso, é preciso somente uma boa conexão de internet e um microfone.

As empresas contratam esse tipo de profissional e o treinam para responder às perguntas mais frequentes, o que pode ser realizado diretamente de casa.

Para começar, investigue as ofertas de trabalho em sites de freelancers.

Seja um assistente virtual

O trabalho como assistente virtual é uma ideia de trabalho online bastante interessante, principalmente se você possui formação ou expertise em uma área específica.

Os serviços de um(a) assistente virtual são os mais diversos, eles normalmente envolvem trabalhos administrativos, envios de e-mail, entre outras atividades cotidianas de um profissional.

Dessa forma, se você gostou da ideia, sabe lidar com prazos e possui um bom relacionamento profissional, escolha sua melhor habilidade e invista nessa profissão.

Venda fotografias online

Vender fotografias online é uma alternativa válida para gerar dinheiro extra sem sair de casa. Nem sempre as imagens precisam de qualidade profissional, embora seja o recomendado. Nesse caso, o fotógrafo pode vendê-las diretamente aos clientes por meio de sites e redes sociais ou cadastrá-las em bancos de imagens.

Alguns dos bancos de imagens mais famosos, que pagam por cada download das fotos, são o Shutterstock (https://www.shutterstock.com/pt) e o iStock (https://www.istockphoto.com/br).

Faça gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais é outro tipo de serviço que faz parte de estratégias de marketing online.
Esse é um dos filões da internet, pois é onde as pessoas passam a maior parte do tempo.

Algumas das mídias sociais que mais se destacam no Brasil são Facebook, Instagram e YouTube.

Sua gestão inclui postagens, respostas aos usuários, análise de métricas, produção de calendário e outra ações.

Esse é outro dos serviços para os quais existe uma ampla demanda.

Conclusão

Na sua concepção, o que é mais importante? Quanto se ganha ou quanto se gasta?

Neste artigo, você conheceu algumas ideias para ganhar dinheiro extra com baixo investimento e viu que o mercado de atuação é bastante amplo e que conhecer as suas principais habilidades vai te ajudar a escolher qual é a melhor ideia para você.

No entanto, pouco adianta ganhar mais dinheiro se você não possui um bom controle financeiro pessoal. O controle das finanças pessoais consiste no acompanhamento da entrada e saída do seu dinheiro em forma de receitas e despesas, bem como a análise estratégica dos seus gastos conforme alcançar seus objetivos financeiros.

Sabendo disso, independentemente de qual seja a sua escolha em relação a esses exemplos de fontes de renda extra, você precisa fazer o gerenciamento do seu dinheiro e somente assim você conseguirá organizar suas finanças, realizar seus sonhos e conquistar a sonhada independência financeira.

Para isto você poderá usar a nossa ORCA Dashboard – a melhor planilha para organização financeira disponível na internet. A ORCA Dashboard – Planilha para Gestão Financeira – tem o intuito de, além de ser o canal para que possa lançar todas as suas despesas e receitas (todas mesmo, até o valor daquele cafezinho), é oferecer relatórios que te ajudarão a analisar por onde seu dinheiro está a escorrer. Conheça a ORCA Dashboard em https://orca.ricarela.com/orca-dashboard/ .

E aí, o que achou do artigo sobre ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento? Compartilhe com amigos e ajude-os com estas ideias para ter uma renda extra!

Fale conosco no WhatsApp
Rolar para cima