Conheça (e reconheça) seus ganhos e gastos

Antes de tudo, para quem quer economizar, é fundamental saber exatamente o quanto entra e o quanto sai do seu bolso. Ao registrar todas as suas movimentações financeiras diariamente, você terá uma visão mais completa da sua situação e poderá conhecer melhor quais são os seus principais gastos e quanto você ganha.

Por mais que você seja uma pessoa econômica, se você não anotar as despesas que tem é bem provável que esteja gastando além da conta sem saber. Isso porque não temos o costume de prestar atenção aos pequenos gastos do dia a dia. 

Em geral, temos alguma noção do quanto gastamos com as despesas maiores, como aluguel e contas, mas não mantemos nenhum controle sobre as despesas menores. Assim, aquelas pequenas compras, como um salgado, um almoço ou até uma viagem por aplicativo de transporte, que parecem não fazer falta, quando somados e acumulados ao longo do mês resultam em R$50 ou R$100. É uma quantia que faz falta, não é mesmo?

Lembre-se: registrar todas as suas despesas é uma atitude que vai te ajudar a reconhecer seus hábitos financeiros e começar a assumir o controle.

Com as Planilhas ORCA você terá uma visão clara de suas receitas e despesas e poderá facilmente identificar os vilões do seu orçamento.

Saiba mais sobre as Planilhas ORCA aqui!

Rolar para cima