Mais do salário no final do mês

De

Diga-se uma coisa: está sobrando mais mês que salário? Se a resposta for sim, vamos ver se algumas dicas poderá te ajudar.

Dica 1 – Saber onde gasta seu dinheiro

É fato: a melhor forma de saber onde gasta seu dinheiro é anotar todos os seus gastos. Isso parece ser uma rotina desgastante e difícil de se fazer. No entanto, a persistência em anotar todos os seus gastos tornará um hábito e te ajudará a raciocinar de forma mais prudente as motivações da sua compra.

Uma vez que começou suas anotações, ao longo do mês terá uma ideia no que gasta seu dinheiro. Imaginando um cenário um pouco mais amplo, 2, 3 meses de registro, terá condições de começar a planejar melhor suas economias.

Dica 2 – Peça desconto

Como já falamos sobre isso no artigo A arte de pechinchar, pedir desconto te ajuda a economizar. Uma das táticas para pedir desconto é tem anotado num cartão da loja concorrente o preço daquele produto e conferir na frente do vendedor da loja se o preço está mais em conta. O vendedor, por sua vez, não vai querer perder a venda. Logo, você terá um bom argumento para negociar um desconto.

Dica 3 – Seja consciente

Não é porque recebeu seu salário que pode sair gastando tudo sem eira e nem beira. Toda compra pode ser planejada. Mas como isso? Ao sair de casa para ir ao mercado para fazer uma pequena compra para os próximos dias, não podemos sair de casa sem uma pequena lista das coisas que precisamos comprar. Assim, saberemos exatamente o que é necessário e não agiremos por impulso.

Uma coisa que devemos ter consciência é que os mercados, lojas e todo tipo de comércio sabe muito bem as artimanhas para fazer com que você compre qualquer coisa, mesmo que tenha a sensação que não precisa daquilo. Mas eles sabem arrumar um motivo para você comprar. Sabedores disso, precisamos estar atentos a essas artimanhas e uma das formas para tal é saber exatamente o que precisamos comprar.

Dica 4 – Cartão de Crédito não é extensão do salário

Falamos um pouco sobre isso no artigo Para que serve o limite do seu cartão?. Saber usar o Cartão de Crédito te ajudará a poupar muito e pode te ajudar, também, nas suas compras planejadas.

Dica 5 – Estabeleça um meta para poupar

Ter guardado um dinheiro para ser usado em casos especiais como um conserto inesperado no carro ou algo urgente que precisa ser resolvido às pressas não é toda gente que o faz.

Ter essa disciplina, de poupar um valor fixo por mês, será muito recompensador ao longo do tempo. Outro ponto importante para poupar é a possibilidade de comprar seus bens de forma à vista te dará um poder de barganha inestimável.

As dicas acima, por certo, se feitas, te ajudarão imenso a ter uma certa qualidade de vida. E o fato de saber que as nossas contas estão em dia e que temos um dinheirinho guardado nos trás uma sensação de segurança importante.

Existem outras tantas formas para economizar: poupar energia, poupar água, ter uma atividade complementar, trabalhos freelance… Um ponto importante é que precisamos começar a reeducar nossa forma de pensar sobre dinheiro e bens e entender como funciona o marketing, política de preços. Isso trará uma certa clareza sobre o assunto a nos ajudará a tomar decisões melhores sobre finanças.

Para começar a economizar é fundamental que iniciemos a reconhecer onde é gasto nosso dinheiro. A ORCA – Planilha para Organização Financeira tem esse objetivo: te mostrar que são os vilões do seu orçamento. Adquira já a sua aqui.